Depressão :
- Vivian Tolezano

- há 16 horas
- 2 min de leitura
A depressão é uma das condições de saúde mental que mais afeta a população mundial. Depressão é um transtorno de humor em que a tristeza e o desinteresse são corriqueiros.
A pessoa depressiva não consegue afastar a melancolia e apatia. Ela perde o interesse nas atividades, pessoas e lugares que antes faziam tanto sentido a ela.

Sinais de Alerta
Com o tempo, a pessoa depressiva vai perdendo o auto cuidado, cuidado com higiene pessoal e do ambiente que vive, mantendo desorganizado e sujo. Quando a depressão atinge esse patamar, ela já está em um grau elevado de gravidade.
A depressão pode afetar pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, podendo desencadear em qualquer momento da vida, mesmo quando tudo parece correr bem.
A depressão possui graus distintos, podendo ser leve, moderada ou intensa.
A pessoa depressiva não costuma ter percepção disso, embora possa ter noção de que o seu humor está mais desagradável que antes.
Os sintomas mais comuns da depressão são :
Humor deprimido na maior parte do dia ;
Diminuição do interesse em todas ou quase todas as atividades que antes considerava prazerosas ;
Desinteresse em realizar atividades essenciais do cotidiano ;
Perda ou ganho significativo de peso ;
Dificuldade para dormir ;
Inquietação ;
Fadiga ou falta de emergia ;
Raciocínio letárgico ;
Sensação de inutilidade ;
Falta de sentido na vida ;
Ideação suicida. Pensamentos constantes de morte e desinteresse pela vida ;
Esses sintomas da depressão costumam se agravar gradativamente, com o passar do tempo.
A psicoterapia é essencial para o tratamento da depressão, colaborando com o controle emocional, facilitando a modificação de pensamentos e condutas negativas, possibilitando ao paciente resolução de seus conflitos internos.
Durante as consultas de terapia, o paciente aprofunda o seu autoconhecimento, descobrindo quais são suas dificuldades e crenças limitantes que atrapalham seu progresso, como também, aos poucos vai se redescobrindo e identificando capacidades e qualidades em si, elevando gradativamente sua auto estima e fortalecimento diante o enfrentamento da vida.
O psicólogo utiliza ferramentas e métodos específicos. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) costuma trazer excelentes resultados para os pacientes com depressão.
A conduta cuidadosa, empática e amorosa do psicoterapeuta é fundamental ao processo do tratamento.




Comentários